Categoria
Educação
Sex, 2023-02-03 10:39
BPI e Fundação “la Caixa” atribuem ‘Prémio Infância’ à CEBI
Prémio Infância

A Fundação CEBI vai desenvolver uma aplicação digital dirigida a Pais, Professores, Educadores e Psicólogos

Com a finalidade de apoiar projetos que facilitem o desenvolvimento integral e o “processo de inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade”, o BPI e a Fundação "la Caixa" lançaram em 2021 a 3.ª edição do ‘Prémio Infância’. Esta edição distinguiu vários projetos de Instituições privadas sem fins lucrativos, onde se inclui o da Fundação CEBI, que visa desenvolver uma plataforma informática de capacitação parental no âmbito da Inteligência Emocional e Disciplina Positiva. Com esta ferramenta, vai ser possível ampliar este Programa que já existe no Colégio José Álvaro Vidal a mais alunos e agentes da Comunidade Educativa.


Programa de Inteligência Emocional da CEBI com enorme taxa de aceitação


As sessões de inteligência emocional do Colégio José Álvaro Vidal pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências sociais, emocionais e académicas dos alunos, melhorando a sua “alfabetização emocional”, a expressão e gestão das suas emoções, bem como a resolução de problemas e tomada de decisões. Este programa, que também trabalha uma vertente de capacitação parental, é desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de profissionais da CEBI junto de 286 alunos do 1.º ciclo, cujo arranque se verificou no Ano Letivo de 2020/2021.
 

Numa avaliação realizada no final desse Ano Letivo, 90,7% dos Encarregados de Educação revelaram interesse em que estas sessões continuassem a fazer parte do programa escolar nos Anos Letivos seguintes e, até, pudessem ser estendidas às próprias famílias envolvidas.


O feedback dado pelos mesmos revelou uma enorme aceitação dos conteúdos: “uma excelente e inovadora iniciativa”, que “é uma mais valia para o crescimento e desenvolvimento emocional dos alunos”.  


Uma aplicação digital para Pais, Professores e Educadores


Procurando responder à necessidade e desejo das famílias, e estando ciente que “no processo de aquisição de competências sociais e emocionais das crianças é imprescindível uma colaboração sistemática da Comunidade Educativa”, a Fundação CEBI vai desenvolver uma aplicação digital dirigida a Pais, Professores, Educadores e Psicólogos, que fomente a aproximação e relação Escola-Família.

 

A aplicação vai permitir uma formação ativa no âmbito da inteligência emocional e da disciplina positiva, com atividades práticas gamificadas e uma comunicação fluida e positiva entre os diferentes intervenientes do processo educativo no que diz respeito à rotina escolar.


Um programa promotor da saúde física e mental, que procura evitar transtornos psicológicos, emocionais e comportamentais nos alunos, num trabalho cooperativo de parentalidade positiva.
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes