Casa de Acolhimento Residencial


A Casa de Acolhimento Residencial da CEBI tem como missão o acolhimento urgente e temporário de crianças que se encontrem em situação de perigo, de ambos os sexos, que necessitam de proteção e de uma intervenção adequada. Tem capacidade para acolher 30 crianças e funciona diariamente, durante 24 horas, todos os dias do ano.

O acolhimento residencial de crianças é enquadrado pela Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e é precedido de decisão dos organismos competentes (Tribunais de Família e Menores e/ou Comissões de Proteção de Crianças e Jovens).

A atuação da equipa da Casa de Acolhimento Residencial carateriza-se por uma intervenção terapêutica, multidisciplinar e sistémica, em que o principal objetivo é salvaguardar o bem-estar e os direitos das crianças, criando-se condições que lhes proporcionem uma recuperação e um desenvolvimento tão harmonioso quanto possível, designadamente nos domínios psicológico, social, educativo e da saúde, de forma dinâmica e individualizada. 

As crianças acolhidas na Casa de Acolhimento Residencial frequentam o Colégio José Álvaro Vidal e são acompanhadas pelos serviços de Saúde da Fundação e/ou por outros serviços públicos ou privados, conforme a situação da criança obrigue.  
 

Direito à Família 
 

O direito a ter família é reconhecido pela Constituição da República Portuguesa e deve ser defendido por aqueles que têm responsabilidade na defesa dos direitos das crianças privadas do seu pleno exercício, assim como por toda a Sociedade Civil. Nesse sentido, sempre que não seja possível, ou quando não é de todo viável a reintegração da criança na sua família de origem, defendemos o seu encaminhamento para Adoção.

Todos os Processos da Casa de Acolhimento Residencial estão certificados segundo o Sistema de Gestão da Qualidade.