Categoria
Social
Qui, 2024-02-08 11:39
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes
voluntariado

O Voluntariado, pedra angular da filantropia e do serviço comunitário, é uma força poderosa com potencial para transformar sociedades e indivíduos, que, na sua essência, materializa o espírito de solidariedade, o envolvimento cívico e a democracia participativa, capacitando os indivíduos a contribuir com o seu tempo, recursos e conhecimentos para a melhoria do bem-estar dos outros. Desempenha, pois, um papel crucial na abordagem de questões sociais prementes e na satisfação das necessidades das populações mais vulneráveis, seja colaborando nos programas de ajuda alimentar, proporcionando orientação e apoio educativo a jovens, um colo e atenção a crianças em acolhimento ou defendendo os direitos das comunidades mais fragilizadas, os voluntários estão, muitas vezes, na linha da frente, trabalhando incansavelmente para criar mudanças positivas. A sua dedicação altruísta e compromisso com a comunidade não só atenuam as carências e as dificuldades da mesma, mas também inspiram esperança e resiliência naqueles com quem cooperam.    
 

O Voluntariado como um catalisador para o crescimento pessoal


Ao envolver-se em trabalho voluntário, os indivíduos têm a oportunidade de desenvolver novas competências, de expandir os seus conhecimentos e adquirir valiosas experiências. Sob este ponto de vista, o Voluntariado pode ser visto como uma plataforma para a aprendizagem contínua e para o autoaperfeiçoamento. Além disso, a sensação de realização e satisfação que advém de causar um impacto positivo nos outros, contribui para promover a auto-estima e melhorar o bem-estar geral, aumentando o sentimento de realização pessoal e de felicidade.

O Programa de Voluntariado da Fundação CEBI tem promovido um sentimento de pertença e de coesão comunitária, reunindo pessoas de diversas origens, faixas etárias e formação académica e profissional na prossecução de um objetivo comum. Através deste Programa, os voluntários criam conexões significativas, cimentam confiança e desenvolvem um senso de propósito compartilhado, gerando um tecido colaborativo mais coeso e resiliente.


Mais de meia centena de Voluntários a trabalhar em prol do bem comum


Sendo um Programa bem estruturado e assente na legislação em vigor, o Voluntariado na CEBI é coordenado pelo departamento de Intervenção Social e Comunitária. Atualmente a Fundação tem uma bolsa de 53 voluntários a integrar nas suas várias áreas de atuação – acolhimento de crianças em perigo, apoio a pessoas idosas, saúde, educação e serviços de apoio logístico. 

Reconhecendo o voluntariado como uma força poderosa para o bem comum, capaz de construir comunidades mais fortes, promover a coesão social e capacitar os indivíduos para realizarem todo o seu potencial, estamos também cientes que, à medida que enfrentamos os desafios complexos do século XXI, mais se torna evidente a importância do voluntariado na promoção de um mundo mais justo, compassivo e sustentável para as gerações vindouras.

Contamos consigo para colaborar connosco.

Olga Fonseca, Diretora da Área Social da Fundação CEBI

*Este texto está escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico
 

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
07 Fevereiro 2024
Transforme o seu IRS num gesto solidário