Categoria
Educação
Seg, 2023-04-03 15:17
Uma Escola aberta ao mundo: 10 anos de mobilidade internacional
Mobilidades Internacionais

Assente numa vontade imensa de sermos sempre mais inovadores, com o objetivo de nos conectarmos com outras realidades e com pessoas de outras partes da Europa, o Colégio José Álvaro Vidal integra, desde 2013, o ‘Programa Erasmus +’. 
 

Esta participação é a experiência profissional mais verdadeira e mais completa a que nos dispusemos e, por isso, também a mais rica, mais formativa e mais transformadora.


Na soma de 10 anos de experiência, contamos com cinco projetos no âmbito deste programa. Trocamos experiências com 22 Escolas de 13 países europeus e contamos, hoje, com mais de 80 mobilidades de Educadores e Professores. São 10 anos de sucessivas surpresas, constantes desafios e experiências diferenciadas. 


A Escola como um espaço promotor de cidadania europeia


‘Awesome Children Tales, ‘CLEVER – Children Learn English Very Easily and Rejoyce’, ‘Learn To Play, Play to Learn’, ‘SPRINT – School Partnership Realising Integration of New Technologies’ e ‘STEAM – Science Technologies Engineering Arts and Maths’, são os projetos que estiveram implementados no Colégio ao longo desta década. Com eles, viajamos por um universo de objetivos que nos levaram a integrar experiências e acomodar as diferenças, num conjunto renovado de conhecimentos e novas sinergias. 
 

Entendemos a tarefa de educar como a mais seria de todas as tarefas. Nela queremos ser subtis, mas ajudar a construir mentes informadas, humanas, abertas e conscientes, onde se constroem sonhos e se compõem expetativas. 


Pelos nossos alunos e pela gigantesca importância do que fazemos, saímos do nosso Colégio para encontrar inspiração e conhecimento, e partilhar o que somos com outros que, como nós, têm o imenso privilégio de aprender e ensinar todos os dias.

Conhecer o mundo traz-nos clareza, levanta-nos questões, traz-nos perspetiva. Empurra-nos para os diferentes formatos e para as diferentes dimensões do processo de ensino aprendizagem.  Transforma a Escola num espaço promotor de valores democráticos e conscientes, no exercício pleno de uma cidadania europeia.


Uma procura insistente de novas e diferentes dimensões de ensino


Fazer parte dos programas internacionais era inevitável porque temos almas inquietas e desejosas de conhecer, de ter novas experiências e de fazer parte de diferentes dimensões, quando se trata de ensinar e aprender. 

Consideramos que a procura de novas e diferentes dimensões do ensino, a partilha de práticas pedagógicas e estratégias provenientes de diferentes sistemas educativos, tem assumido um caráter relevante, mobilizador da diferença e motivador da implementação de intervenções diferenciadas, com efeitos nas áreas pessoal, profissional, organizacional, social e cultural. 
 

Visionamos ser uma Escola de referência pelo sucesso académico e profissional dos nossos alunos e pela implementação de práticas inovadoras que nos conduzam a um ensino de excelência, primando quer pela qualidade do nosso ambiente interno quer pela qualidade das nossas relações externas, distinguindo-nos pelo elevado grau de satisfação da comunidade que servimos.


Quando abrimos a porta da Escola e deixamos o mundo entrar, a Escola fica mais rica. Transforma-se num espaço de aprendizagens diferenciadas e práticas enriquecidas com uma visão ampliada e privilegiada sobre diferentes formas de fazer Educação, de ensinar e de aprender. Por tudo isto, já faz dez anos que abrimos a porta da Escola. E deixámos o mundo entrar!
 

< voltar

Outras Notícias

24 Abril 2024
Kit Básico de Saúde Mental para Crianças
06 Março 2024
Assembleia Geral da Liga de Amigos
20 Fevereiro 2024
Um Olhar Pelos Desafios do Serviço de Intervenção Social e Comunitária
08 Fevereiro 2024
Voluntariado: construindo comunidades mais fortes