Tratamentos

Tratamentos de Fisioterapia 

Os tratamentos de Fisioterapia são prescritos pelo médico Fisiatra e são realizados por Fisioterapeutas e Ajudantes Técnicas de Fisioterapia, englobando um variado número de técnicas terapêuticas e equipamento específico.

Dispomos de:

Eletroterapia | Utilização de aparelhos de baixas, médias e altas frequências;
Massoterapia | Técnicas de massagens (manuais e mecânicas);
Fototerapia | Utilização de infravermelhos, ultravioletas e LASER;
Hidroterapia | Hidromassagem para membros superiores e inferiores;
Cinesiterapia | Realizada em quatro ginásios - três para adultos e um para crianças. Tem como finalidade a reeducação dos membros superiores, inferiores e coluna, utilizando materiais e técnicas específicas, nomeadamente, mobilização articular, treino de marcha, fortalecimento muscular e correção postural;
Cinesiterapia Respiratória | Realizada em Sala unicamente destinada a esse fim, e que tem por finalidade a reabilitação das Doenças Respiratórias;
Termoterapia | Utilização de calor húmido, crioterapia e parafina;
Ventiloterapia | Aerossóis;
Mecanoterapia;
Treinos terapêuticos;
Ensino e treino de doentes e familiares/acompanhantes.

(Disponibilizam-se, ainda, outras técnicas terapêuticas).

Tratamentos de Terapia da Fala

Este método terapêutico tem como objetivo a reabilitação da voz e da linguagem nas vertentes de estimulação e reeducação e ainda o tratamento dos distúrbios da mastigação e deglutinação. Tem ainda como alvo as perturbações da leitura e escrita e as dificuldades de aprendizagem. Estes tratamentos destinam-se a crianças e adultos. A Terapia da Fala é realizada por Terapeutas da Fala, qualificadas para o efeito.

Tratamentos de Terapia Ocupacional

Este tipo de tratamento destina-se a crianças e adultos e é realizado por Terapeutas Ocupacionais.

Nos adultos tem habitualmente como objetivo global a reeducação dos membros superiores aquando de défices, nomeadamente, por patologia Neurológica, Reumatológica ou Ortotraumatológica para melhoria dos movimentos e da sensibilidade. É realizado ainda o treino de atividades da vida diária e confeção de ortóteses. Todo o trabalho visa sobretudo aproveitar as capacidades remanescentes e potenciar a funcionalidade.

Nas crianças a Terapia Ocupacional visa essencialmente a estimulação psicomotora e cognitiva, particularmente nos casos de atrasos de desenvolvimento e doenças Neurológicas congénitas ou adquiridas, visando as aprendizagens e o treino de atividades diárias, aproveitando o potencial de reabilitação e a plasticidade cerebral das crianças.

Os tratamentos realizam-se todos os dias úteis das 08h00 às 12h00.

Tratamentos de Mesoterapia e Ondas de Choque

A Mesoterapia é uma técnica que, no contexto da Fisiatria, tem como objetivo principal o tratamento da dor e da inflamação. Consiste na administração de medicamentos por via intradérmica (na pele), através de uma pequena agulha, utilizando técnicas específicas com material eletrónico adequado - Pistola de Mesoterapia. Realizada por uma médica Fisiatra com formação nesta área, abrange consulta e tratamentos. Tem uma periodicidade semanal, realizando-se à quarta-feira a partir das 14h00.

As Ondas de Choque são tratamentos são realizados por médicos Fisiatras e têm como objetivo o tratamento da dor crónica, nomeadamente nas tendinites do ombro, cotovelo, joelho, tendão de aquiles e calcanhar. É um tratamento externo, simples, rápido, seguro e eficiente que consiste na transmissão de Ondas de Choque extracorporais, desde a superfície da pele ao interior dos tecidos, promovendo a regeneração dos tecidos afetados e a melhoria do seu metabolismo. É utilizado equipamento específico. 

A periodicidade deste tratamento é habitualmente quinzenal e realiza-se à quarta-feira, a partir das 14h00. A sua realização necessita de uma avaliação prévia em consulta de Fisiatria.

A marcação de tratamentos é feita através da Secretaria da Clínica da Fundação CEBI, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00.