21 elementos de Escolas da Polónia, de Espanha, da Lituânia, da Letónia, da Turquia, de Itália, da Eslovénia e da Roménia estiveram na Fundação CEBI, entre os dias 15 e 19 de janeiro, para participarem em mais um meeting do Projeto internacional "C.L.E.V.E.R. – Children Learn English Very Easily and Rejoice". 

Organizado e dinamizado inteiramente por Colaboradores da Fundação CEBI, este meeting português potencializou a realização de um conjunto de atividades pedagógicas, culturais e lúdicas, entre todos participantes, envolvendo ainda grande parte da Comunidade Escolar em dinâmicas trabalhadas usando exclusivamente a Língua Inglesa. 

Lisboa e Sintra as foram as protagonistas das visitas culturais proporcionadas aos parceiros internacionais, durante as quais não foram esquecidas as principais atrações turísticas e gastronómicas dos locais. 
 
“My Day” e “Weather and Calendar” foram as temáticas trabalhadas 

Durante a semana, muitos foram os momentos em que os parceiros tiveram oportunidade de conhecer os diferentes espaços da CEBI e a dinâmica pedagógica implementada junto das crianças do Ensino Pré-escolar e dos alunos do 1.º ciclo. Para além dessa vertente, os Professores internacionais puderam apresentar as suas próprias metodologias e estratégias de trabalho a algumas turmas do Colégio José Álvaro Vidal, sempre na Língua Inglesa, com as temáticas “My Day” e “Weather and Calendar”.

O Ateliê Artístico, o Estúdio 3, o Escape Game e a Ludoteca do 2.º e 3.º ciclos foram alguns dos espaços em que os participantes no meeting tiveram oportunidade de trabalhar.

Durante a participação em diversos workshops temáticos de Música, Dança ou Gastronomia, os parceiros internacionais quebraram, entre si, fronteiras e barreiras linguísticas, revelando-se o verdadeiro poder das manifestações artísticas nesse processo.

Ensino da Língua Inglesa junto das crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo

“C.L.E.V.E.R. – Children Learn English Very Easily and Rejoice” centra-se no ensino do Inglês junto dos alunos de Pré-escolar e de 1.º ciclo. Em vigor desde 2016, tem a duração de dois anos e tem a Polónia como país coordenador. 

Este Projeto está inserido no Programa Erasmus+ que, desde 2014, consolida sob um único Quadro de Apoio as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, e outros Programas internacionais, incluindo o Jean Monnet e o Erasmus Mundus. É uma evolução do anterior Programa “Aprendizagem ao Longo da Vida”, refletindo a necessidade de uma maior simplificação e racionalização, maior transparência e facilidade de acesso para as Organizações e Cidadãos Europeus. 



VOLTAR