Ao longo do presente Ano Letivo, os Professores de Matemática do Colégio José Álvaro Vidal já organizaram várias iniciativas com o principal objetivo de desenvolver o raciocínio mental, incentivando os alunos – numa perspetiva lúdica – para a utilização da Matemática. O concurso interturmas designado de “Jogo dos Múltiplos” foi uma das últimas atividades, em que os alunos do 4.º ano e todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos perceberam que a matemática até se pode tornar numa disciplina divertida. O grande vencedor deste concurso foi o aluno Miguel Carneiro do 6.ºC.

Por outro lado, e numa vertente externa, alguns alunos do Colégio participaram com entusiasmo nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

A Diana Nunes do 6.ºC e o Bruno Pinto do 9.ºA foram os vencedores da primeira eliminatória, representando posteriormente o Colégio na segunda eliminatória, que decorreu dia 10 de janeiro na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco. 

Para continuar a dinamizar a utilização da Matemática, os Professores já se encontram a preparar uma outra participação, desta feita no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Mais um evento prestigiado, que tem no seu painel e comissão organizadora a Sociedade Portuguesa de Matemática, a Fundação Ciência Viva e a Associação Portuguesa de Matemática e a LUDUS. A Final Nacional vai ser dia 16 de março, em Torres Vedras. 

Por último, os campeonatos escolares SuperTmatik também não serão esquecidos. O SuperTmatik é um jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da Matemática. Neste jogo de cálculo mental participam milhares de alunos de várias Escolas de todo país. Vão decorrer duas fases até ao final do Ano Letivo.

Os Professores de Matemática dão os parabéns a todos os alunos que participaram ou vão participar nos vários concursos, pela entrega e gosto pela Matemática.



VOLTAR