No âmbito das comemorações dos 40 anos da CNAF – Confederação Nacional das Associações de Família realizou-se na Amadora o encontro com o tema em epígrafe, organizado pela CNAF e pela Câmara Municipal da Amadora.

Na sessão de abertura intervieram a Presidente da CNAF, Teresa Costa Macedo, a Deputada Maria da Luz Rosinha e a Presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares.

De seguida o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, proferiu uma conferência sobre o papel da Rede Social na dinamização dos serviços de proximidade nas respostas às famílias.

Todos foram unânimes na avaliação da importância da família como célula fundamental de qualquer sociedade. As carências e as necessidades, manifestadas por muitas delas, como a alimentação, a saúde, a educação e a habitação, têm de ser combatidas com a intervenção dos organismos estatais, mas também através das redes de solidariedade social.

Foi reconhecida a importância do trabalho desenvolvido pelas IPSS no apoio às famílias, com respostas diversificadas desde a infância à terceira idade, realçando-se ainda o apoio às pessoas portadoras de deficiência.

Seguiu-se uma Mesa Redonda onde foram apresentadas por várias Instituições “as boas práticas no apoio às famílias e definição de estratégias para o futuro”, em que a Fundação CEBI esteve representada por Nuno Rocha. Foi uma oportunidade para divulgar as diversas atividades desenvolvidas pela Fundação, sendo dado o devido destaque às parcerias existentes e ao trabalho desenvolvido em rede com outras organizações quer sejam públicas, quer sejam IPSS.



VOLTAR