Oferta Curricular

A Oferta Curricular do Colégio José Álvaro Vidal situa-se entre a Creche/Creche Familiar e o 3.º ciclo - 9.º ano de Escolaridade.          

Creche

Creche

Destina-se ao acolhimento de crianças dos 4 meses aos 2 anos de idade. As respetivas mensalidades incluem as refeições prestadas e são calculadas segundo os Rendimentos do Agregado Familiar.

Os principais objetivos da Creche são:

• Promover o desenvolvimento pessoal e Social numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
• Estimular o desenvolvimento Global de cada criança: adaptação, integração, relação com os outros, autonomia, aspetos de expressão e comunicação, desenvolvimento motor, da visão, audição e linguagem;
• Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança;
• Incentivar a participação das famílias no Processo Educativo - Projetos e Atividades - e estabelecer relações de efetiva colaboração com outros Agentes Educativos da Comunidade.

Creche Familiar

Creche Familiar

É uma resposta alternativa para os pais e Encarregados de Educação que alicerça os seus objetivos numa estrutura devidamente organizada e coesa, com enquadramento legal específico. A Creche Familiar constituiu-se há mais de duas décadas devido à insuficiência de respostas por parte das Instituições de Apoio à Primeira Infância. O conceito "Familiar" associado ao termo "Creche" surge através da especificidade assumida por esta alternativa, vigorando num contexto mais restrito em termos de número de crianças distribuídas por Assistente Familiar (quatro por Assistente) e Espaço Envolvente (residências próprias das Assistentes).

As Assistentes Familiares que interagem diariamente com as crianças são devidamente selecionadas após um processo criterioso que abrange diversos parâmetros. O trabalho diário das Assistentes assume uma particularidade: é um trabalho baseado na relação criança/Assistente/família, sob a supervisão e coordenação da Fundação CEBI, através da coordenadora desta oferta - também ela participante neste Processo Socioeducativo, dinâmico e simultaneamente interativo.

Para além das rotinas diárias referentes à segurança, higiene, sono e alimentação, as crianças realizam atividades próprias ao seu momento de desenvolvimento (linguístico, psicomotor, sócio afetivo, cognitivo, preceptivo).

Pré-escolar

Pré-escolar

Destina-se ao acolhimento de crianças dos 3 aos 5 anos de idade. As respetivas mensalidades incluem as refeições prestadas, e são calculadas segundo os Rendimentos do Agregado Familiar.

Os principais objetivos do Pré-escolar são:

• Promover o desenvolvimento pessoal e Social numa perspetiva de Educação para a Cidadania;
• Estimular o desenvolvimento Global de cada criança: adaptação, integração, relação com os outros, autonomia, aspetos de expressão e comunicação, desenvolvimento motor, da visão, audição e linguagem;
• Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança;
• Incentivar a participação das famílias no Processo Educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com outros Agentes Educativos da Comunidade.

1º ciclo

1ª Ciclo

Tem como objetivo a formação pessoal e académica do aluno. Conta com um Corpo Docente de Professores das diversas áreas de formação permitindo um Ensino variado e de qualidade.

Tem um Projeto de quatro anos de formação para os seus alunos, administrado, sempre que possível, pelo mesmo Professor. Conta, ainda, com um Corpo de Auxiliares de Ação Educativa que se encarrega de zelar pelo bem-estar do aluno fora do horário Letivo, sempre presentes durante os recreios e refeições e também responsáveis pelo seu encaminhamento para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

As AEC, sempre coordenadas por Docentes internos ou externos da área da especialidade, servem de complemento à componente Letiva e permitem ocupar os Tempos Livres do aluno de uma forma lúdica e saudável.

2º e 3º ciclos

2º e 3º ciclos

Apresenta como principais objetivos:

• Estimular os jovens na construção dos seus projetos de vida pelo desenvolvimento de atitudes ativas e conscientes perante os problemas que se lhes colocam;
• Proporcionar aos alunos instrumentos ou competências que lhes permitam: continuar a aprender, adquirir autonomia na tomada de posição, decisão e ação, melhorar o desempenho nas relações Interpessoais e Sociais, ampliar o quadro de referências e revelar atitudes progressivamente mais intencionais e reflexivas no Processo Educativo.

São ainda consideradas metodologias fundamentais: privilegiar o diálogo, o recurso à clarificação de objetivos e valores, o questionamento de situações numa perspetiva construtivista para tomadas de decisão e compromisso.